Manifesto

manifesto commidas.com

# Empodere-se da sua alimentação
Torne-se consciente e responsável por aquilo que consome. Saiba de onde vem, se é um alimento bom, justo e limpo *. Decida você!

# Coma mais do que lhe faz bem
Sim você sabe o que lhe faz bem, o que dá energia e a sensação de leveza. Coma mais disso.

# Coma o mais variado possível
A variedade alimentar evita o tédio e aumenta a absorção de diferentes nutrientes. Pense em variedade ao longo da semana e não no mesmo prato. Coma ingredientes diferentes a cada dia.

# Coma com moderação
Não saia da mesa 100% satisfeito, quando a mensagem de satisfação chegar ao cérebro você fatalmente já comeu mais do que deveria.

# Coma sem culpa e sem contar calorias
Se estiver com vontade comer algo, coma simplesmente. Aprecie, saboreie, dedique-se a isso. Tenha uma experiência completa.

# Coma alimentos frescos e sazonais
Quanto mais próximo da sua forma original está o alimento, mais rico em nutrientes ele é. Se ele for consumido em sua safra estará no auge do sabor e com preços mais atraentes.

# Coma menos sal
Utilize especiarias e temperos frescos e coloque o sal por último em suas preparações, a sensação de falta de sal na verdade é falta de outros sabores. Prefira suas formas menos processadas como sal grosso moído e flor de sal, que são mais saudáveis.

# Prefira produtos integrais e completos
A menos que tenha restrição médica, coma produtos integrais. Produtos light substituem de alguma maneira a gordura e os açúcares e não dão a sensação de saciedade, fazendo com que se aumente o consumo.

# Coma menos alimentos industrializados e processados
A maior parte destes produtos possuem componentes químicos para colorir, saborizar ou conservar. Nosso corpo tem dificuldade em processá-los, deixando resíduos que vão nos envenenando lentamente.

# Consuma menos açúcar
Muito açúcar faz mal à saúde e seus substitutos artificiais (adoçantes) são ainda menos saudáveis e tem gosto ruim. Retire o açúcar gradualmente consumindo suas formas menos processadas (açúcar cristal, demerara ou mascavo) e passe a apreciar o sabor real dos alimentos.

# Experimente e veja o que funciona para você
Cada pessoa é diferente e mesmo dentro da mesma família haverá variações. Veja o que funciona para você, adapte e encontre a sua forma de alimentação!

*o conceito de alimento bom, justo e limpo é como o movimento SlowFood acredita que deve ser o alimento. O alimento que comemos deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho. Nós também partilhamos desta filosofia.

E você, qual é a sua filosofia alimentar?

9 comentários em “Manifesto

  1. Abaixo aos pacotes coloridos nas prateleiras!

    Sou suspeita em falar, mas o Commidas mudou minha forma de enxergar como me alimento.
    É algo que levarei para vida…

    Obrigada.
    😉

    1. Grazi, o projeto COMMIDAS não teria saido do papel se não fosse pelo seu apoio. Nós é que temos muito a agradecer.

  2. Marcelo e Ale, Gostei demais da iniciativa, acredito e pratico muitas coisas que vocês estão divulgando e compartilhando tão generosamente e sei por experiência que funcionam. Parabéns espero que cada vez mais pessoas entrem nessa porque é saudável e prazeroso. Boa! estou torcendo muito e acabo de compartilhar no facebook. Contem comigo! beijos

    1. Obrigado Bia. Seu apoio e incentivo nos faz crer que estamos no caminho certo. Vamos construindo um mundo melhor para todos, partindo do nosso pequeno universo pessoal.

  3. Sou suspeita em falar de Marcelo e Alessandra porque tudo que se propõe a fazer é com amor , carinho e dedicação. Participei da Oficina e gostei muito das dicas e forma de fazer massas em casa , apesar de conhecer um pouco das comidas típicas tem muita diferença quando você abre esta oportunidade de aprender e atualizar os mitos com um profissional qualificado.
    _ 1º tentativa o Iogurte estarei realizando e aviso como foi …

    Obrigada meus ” amigos” por abrir as portas para este mundo colorido !!!

    1. Camila, obrigada você por ter vindo e se permitido conhecer um outro ponto de vista. Avisa pra gente do iogurte, é realmente muito fácil de fazer mas se tiver alguma dúvida podemos ajudá-la.
      Volte quantas vezes quiser e se tiver dicas para compartilhar estaremos ansiosos para aprender!

  4. Muito bacana, Alê. Sei como vale a pena mudar – fiz uma série de mudanças na alimentação e sou bem mais feliz. Parabéns!

    1. Sofia realmente vale a pena…eu mudei bastante minha alimentação e hoje às portas dos 40 consigo ser mais saudável e mais feliz do que quando tinha 20; e o desafio é pra mostrar que dá pra ser saudável com pouca grana também!!! Obrigada pela força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *