Ghee é uma receita de 5000 anos, original do sub-continente indiano e também encontrado na cozinha egípcia e levantina. Ghee é manteiga clarificada, um tipo de gordura para cozinhar e é conhecido atualmente como manteiga sem lactose.

ingrediente (750 g), preparo:

  • 1 kg de manteiga sem sal
  1. em uma panela coloque manteiga sem sal, derreta em fogo baixo
  2. depois de vários minutos de fervura lenta , as substâncias sólidas separam-se da gordura líquida como uma espuma amarelada acompanhada por partículas esbranquiçadas consistindo de caseína, soro de leite e outras impurezas
  3. remova gradualmente essa espuma utilizando um pequeno filtro ou uma colher Quando todas essas impurezas forem removidas ou filtradas, o que resta de manteiga derretida é um líquido âmbar dourado: o ghee
  4. após esfriar , o líquido ficará semi-solido, armazene-o em um pote hermético, dentro ou fora da geladeira

8 Benefícios do Ghee
. Armazenamento: o ghee pode ser armazenado em temperatura ambiente por até 1 ano.
. Maior Ponto de Fumaça: o ponto de fumaça de uma gordura é a temperatura que ela pode ser aquecida sem produção de substâncias tóxicas e maléficas ao organismo; no ghee essa temperatura é de aproximadamente 260ºC, superior a maior parte dos óleos para cocção e da própria manteiga que é de 177ºC.
. Estimula o Sistema Digestivo: o ghee estimula a secreção dos ácidos estomacais ajudando na digestão, enquanto outros tipos de gordura podem inibir o processo digestivo e parecerem pesados no estômago.
. Adequado para Intolerantes à Lactose: o açúcar do leite (lactose) e a proteína do leite (caseína) são removidos no processo de produção do ghee e, ainda que fiquem traços destas substâncias, as mínimas quantidades restantes não causam preocupações a quem possua intolerâncias a estes elementos.
. Aumenta a Absorção de Vitaminas: as gorduras contidas no ghee ajudam na absorção de vitaminas e minerais solúveis em gordura contidos em outros alimentos, fortalecendo assim o sistema imunológico.
. Fonte Natural de CLA (ácido linoléico conjugado): ghee feito com leite de vacas que se alimentam de capim possuem CLA, que auxilia na perda de peso e ajuda na diminuição da expansão de certos tipos de cânceres e doenças do coração.
. Pureza: ghee não possui óleos hidrogenados, aditivos, conservantes ou gorduras transgênicas.
. Sabor: o sabor é delicioso e enriquece os ingredientes.

fonte: holistichealthnaturally.com

Onde eu encontro ghee?
. Você pode fazer o ghee, de acordo com a receita acima.
. Você pode comprar manteiga de garrafa em casas do Norte.
. Você pode comprar ghee em casas de produtos integrais, indianos ou aqui na loja de Commidas:
R.: Padre José Maria Xavier, 34 / loja 01 São João Del Rei – MG

Quer saber mais? Pergunta pra gente….. Sabe de mais coisas? Fala pra gente….

3 comentários em “8 Benefícios do ghee: uma receita milenar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *